sábado, 7 de abril de 2012

ESPECIAL DE PÁSCOA

CHOCOLATE! Ele traz benefícios ao organismo e ainda intriga especialistas quando o assunto é acne. Causa bem-estar, aumenta disposição, reforça as defesas do organismo, protege o coração e o sistema vascular. Mas, você sabe qual o melhor para sua saúde?

Algumas dicas...

Para pessoas saudáveis, com peso adequado, 30 gramas de chocolate são a dose ideal. Isso vale para os chocolates amargo, meio amargo e ao leite. Os demais não devem ser consumidos diariamente. 

     O chocolate branco não apresenta a massa do cacau na composição, mas sim manteiga de cacau, leite e açúcares. Seu valor nutricional é inferior e as quantidades de antioxidantes muito pequenas. Geralmente a quantidade de calorias também é maior. Por não contar com massa de cacau, lidera o ranking da doçura.

     O chocolate diminui o risco de doenças cardíacas, pois é fonte de antioxidantes naturais, como a epicatequina. Essas substâncias evitam a formação de coágulos no sangue, favorecendo a circulação. 

     O chocolate amargo, feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, também é chamado de chocolate puro, pois além do cacau leva apenas açúcar, com concentrações de cacau variando de 35 a 85% de sua composição. " É o melhor de todos em valor nutricional e contém altos teores de flavonoides". Ele alivia as mudanças de humor, pois aumenta a produção de neurotransmissores como a serotonina, que produz a sensação bem-estar. O consumo interfere sim nos níveis de colesterol, já que as epicatequinas, presentes no chocolate escuro e com pouco açúcar, são responsáveis pela redução na síntese de colesterol ruim (LDL) e pelo aumento de colesterol bom (HDL). Por outro lado, o chocolate branco e o ao leite contém respectivamente 22% e 20% de gordura saturada. Com essa quantidade, se consumidos em excesso, eles podem levar ao aumento das taxas de colesterol ruim no sangue. 

     A versão diet de um chocolate pode conter mais gordura que a tradicional - a adição compensa a ausência de açúcar na receita e permite manter as características sensoriais do alimento, como sabor, aroma e textura. 

E as espinhas??
      Dietas com alto teor de gorduras e carboidratos estimulam a secreção sebácea, tornando a pele mais propícia ao aparecimento de acne. Mas o efeito ainda é controverso e nenhum estudo definitivo comprova a relação entre chocolate e o aparecimento de espinhas.



Se cuida, escolha o melhor pra sua saúde! Beijos...


Fonte: minhavida.com.br  


Nenhum comentário: