domingo, 1 de abril de 2012

ETIOPATOGÊNESE DAS DEGENERAÇÕES

        As degenerações iniciam-se com uma alteração do sistema enzimático da célula. Esse sistema, que é responsável pela síntese ou degradação de uma substância, estando alterado, não consegue realizar plenamente sua função, causando assim o acúmulo da substância, que por ele seria sintetizada, dentro da célula, resultando então numa degeneração.
        A degeneração gordurosa difere de adiposidade, pois esta é o acúmulo de gordura no inerstício e aquela é a infiltração de gordura no interior do parênquima celular. Embora sejam diferentes, a adiposidade pode gerar uma degeneração gordurosa. Na degeneração gordurosa, o lipídio predominante é o triglicerídio. Tanto uma dieta rica em gordura (excesso de gordura no fígado), quanto pobre em proteína (são as proteínas que carregam a gordura do fígado para os tecidos) podem gerar uma degeneração gordurosa.


De que maneira as toxinas, desnutrição proteica e diabetes causam degeneração gordurosa?

Toxinas: causam diminuição da oxidação de ácidos graxos, com isso, acumulação de triglicerídios no interior do parênquima celular.

Desnutrição proteica: a carência de proteínas na dieta, acarreta na diminuição dos triglicerídios que saem da célula através de lipoproteína. 

Diabetes: causa intensa mobilização de ác. graxos no tecido adiposo. Para mobilizar estes lipídios, existe a enzima lipase hormônio-sensível, que é inibida pela insulina. Na falta de insulina, essa enzima fica constantemente ativada, removendo grande quantidade de triglicerídio dos adipócitos. Assim, muita gordura chega ao fígado e essa gordura acaba sendo estocada.

De: gustavobenvenutti.vilabol.uol.com.br (com alterações).

Nenhum comentário: